Quanto Custa Criar um Site Profissional: Conheça as Principais Variáveis
Quando se trata de descobrir quanto custa criar um site profissional, é difícil saber a resposta precisa. Afinal, existem inúmeras variáveis envolvidas, incluindo design, desenvolvimento, hospedagem, SEO, marketing digital e muito mais.

Muitas pessoas pcuram criar um site profissional para lançar sua marca online, mas quando se trata de descobrir quanto custa criar um site profissional, é difícil saber a resposta precisa. Afinal, existem inúmeras variáveis envolvidas, incluindo design, desenvolvimento, hospedagem, SEO, marketing digital e muito mais.

Cada uma dessas variáveis tem um impacto no custo geral de criação de um site. Neste post do nosso blog, explicaremos o que influencia o custo de criar um site profissional. Vamos analisar em detalhe as principais variáveis envolvidas, demonstrando quais são os fatores determinantes para o custo final.

Falaremos dos benefícios de ter um site profissional e explicaremos como pode aproveitar os melhores recursos e serviços, enquanto mantém seu orçamento sob controle. Por fim, ofereceremos algumas dicas práticas sobre como economizar dinheiro ao construir um site profissional.

Quanto Custa Criar um Site Profissional
Photo by Tranmautritam on Pexels.com

Saiba quanto custa criar um site Profissional

A criação de um site para a sua empresa pode ter um custo variável. O orçamento depende do tamanho e do tipo de site que pretende desenvolver, assim como dos recursos adicionais e serviços especiais que decidir incluir.

Os principais tipos de custo de criação de um site e que que podem influenciar o custo médio de um site em portugal, são:

  • Design do site
  • Produção de conteúdo para o site
  • Desenvolvimento do site
  • Registo do domínio
  • Alojamento web
  • Serviços extras
  • Manutenção do site

Design do site

O design do site é a primeira coisa que os usuários verão quando visitarem seu site. Alguns proprietários de sites optam por contratar um webdesigner para criar seu site, enquanto outros podem optar por usar modelos de sites prontos para economizar. Os custos do design do site variam de acordo com a complexidade do projeto, um micro-site de uma só página terá um valor muito mais baixo que a criação de uma loja online por exemplo.

Produção de conteúdo para o site

Além da aparência visual do seu site, você também precisará criar conteúdo para preencher seu site. Você pode optar por contratar um escritor profissional para criar conteúdo para você, ou você pode optar por criar conteúdo por conta própria. Lembre-se de que de nada serve um site com um bom design se os seus conteúdos não forem interessantes. Leia também o nosso e-book “5 dicas para organizar conteúdos“.

Desenvolvimento do site

O desenvolvimento do site (programação) é outra variável de custo importante a considerar. Se você estiver desenvolvendo um site complexo, precisará contratar um programador ou webdesigner experiente para ajudá-lo com o trabalho técnico.

Mas se o seu site for simples também pode considerar criar o seu próprio site. Pode usar um CMS (wordpress, Joomla, etc.) ou um serviço online como Webflow, Wix, Squarespace.

Mas lembre-se que ao tentar criar o site por si mesmo, irá demorar muito mais tempo, terá de fazer uma prévia aprendizagem e o resultado final pode não ser o mais profissional e terá sempre a preocupação de o manter 100% funcional e atualizado e livre de ataques de hackers.

Se realmente leva a sério o seu negócio, aconselhamos a contratação de uma empresa de webdesign profissional e com a experiência necessária para o ajudar e orientar da melhor maneira.

Registo do Domínio

O custo do registo de um domínio não é significativo e varia normalmente entre os 10 e os 35 Euros, dependendo da extensão. O mais comum para sites em Portugal, é o registo do domínio .pt que pode ser feito por si próprio em https://pt.pt ou em outro site qualquer de registo de domínios.

Alojamento web

Um site não é mais do que um conjunto de ficheiros, disponibilizado num servidor permanentemente ligado à internet. Como tal terá de contratar um serviço frequentemente denominado “alojamento web”, para alojar o seu site. Se tiver optado por desenvolver o site com um serviço web, anteriormente mensionados, esse serviço já inclui alojamento.

Neste campo também os valores podem variar bastante. Um site simples com pouco tráfego e conteúdos pode ser alojado num serviço de alojamento web mais económico, mas se o seu site irá incluir muitas páginas ou é uma loja online, já será aocnselhavel a opção por um serviço de alojamento mais robusto.

Lembre-se que um bom serviço de alojamento, irá ajudar a garantir uma boa velocidade do site e esse é um dos fatores preponderante para retenção e conversão de clientes como também para obter um bom ranking nos motores de busca.

Serviços extra

Pode adicionar outros serviços extra que podem aumentar o custo da criação de um site profissional. Por exemplo pode adcionar serviços de marketing digital, como por exemplo a criação e envio de newsletters regulares, optimização do site para os motores de busca, divulgação nas redes sociais, entre outros.

Manutenção de um site

Depois de construir o site, há que manter o site atualizado com novos conteúdos ou melhorando conteúdos já existentes. Este trabalho pode ser feito por si ou por alguém na sua empresa, ou pode necessitar de contratar esse serviço caso não disponha de tempo ou recursos.

Que tipos de site existem?

Se você está procura descobrir quanto custa criar um site profissional, certamente tem muitas perguntas. Existem muitos tipos diferentes de sites, cada um com seus próprios custos. Por exemplo, um site de compras pode custar mais do que um blog, que geralmente tem menos recursos e certamente bem mais que um micro-site de uma só página.

Para ficar com uma ideia mais esclarecida vamos dividir o tipo de sites em algumas categorias.

Landing page

Uma landing page, como o próprio nome indica é uma página destinada a receber visitantes com um interesse específico. Normalmente são páginas sem fontes de distração ou links que possam fazer o visitante sair para outro endereço e focam toda a atenção no objectivo de efetivar uma conversão.

O objectivo pode ser, a subscrição de um serviço, a compra de um produto, o pedido de um orçamento ou por exemplo a inscrição num evento.

Micro-Site

Um micro site é um pequeno site, geralmente também apenas com uma página, mas pode conter mais conteúdos e até menus que apontam para secções internas dessa página.

Este tipo de site pode ser indicado para uma empresa recem criada, ou um pequeno negócio.

Site de apresentação

Também denominados por site institucional, são sites simples que podem variar entre 5 a 15 menus contendo informação simples sobre a empresa ou instituição e os seus serviços ou produtos. Também podem conter um blog dentro do site institucional para inclusão de conteúdos diversos.

Lojas online

Contráriamente a um site institucional, uma loja online é um site que inclui uma forma de venda directa de um produto ou serviço.

São cada vez mais os sites que incluem vendas online. Os canais de vendas online crescem de ano para ano. Uma loja online terá:

  • um catálogo de produtos organizados em categorias,
  • um cesto de compras,
  • uma área de cliente onde pode consultar o histórico de compras
  • integram modos de pagamento online ou o MBway e Multibanco.

Veja aqui mais características sobre lojas online.

Blog

Pode ser um site pessoal com artigos de opinião ou ser um subsite ou um menu dentro de um site de uma empresa onde divulgua notícias e outras informações de interesse para os seus clientes.

Outros tipos de sites

Existem também outros sites que podem ser uma mistura dos tipos de sites indicados anteriormente. Destacamos por exemplo os directórios, sites de reservas de serviços, sites de eventos com inscrições, marketplaces, etc.

Quanto Custa Criar um Site Profissional
Photo by Antoni Shkraba on Pexels.com

Quais são as vantagens de ter um site profissional?

Primeiro, um site profissional permite que a sua empresa comunique com seu público-alvo e construa autoridade e credibilidade. Um bom site ajuda na construção de uma forte presença online e torna mais fácil o alcance de clientes em potencial.

Além disso, a criação de sites profissionais podem levar a um aumento nas vendas, o que se torna um excelente investimento.

Como posso economizar dinheiro ao criar um site profissional?

Um site, ao contrário de uma brochura ou um catálogo impresso, é algo que pode ser melhorado e aumentado constantemente.

Mais vale criar inicialmente um site simples mas com conteúdos bem organizados e que vão ao encontro do seu público alvo, do que tentar criar um mega site com mil e uma funções mas que não chega aos seus clientes nem está adequado aos seus objectivos.

Pode começar por criar um site simples e ir implementando fucnionalidades e novos conteúdos à medida que vai tendo um feedback positivo dos seus clientes.

Contudo não caia no erro de contratar uma empresa de webdesign ou webdesigner considerando apenas o preço muito baixo. Peça orçamentos a cerca de 3 empresas que apresentem um portfólio que pensa ser adequado ao tipo de site que procura criar.

Não fique apenas pelo pedido de orçamento, fale com a pessoa responsável que lhe irá criar o site, procure saber um pouco mais sobre o seu percurso profissional e que sugestões lhe pode dar. Essa conversa dár-lhe-á bem mais informação do que um simples orçamento com um valor.

Antes de pedir um orçamento, faça uma pesquisa por sites concorrentes seus, elabore um pequeno documento com estrutura dos conteúdos que gostaria de incluir no site. E aponte 2 ou 3 sites que ache boa referência.

Isso irá facilitar a elaboração do orçamento.

Quais são as etapas necessárias para criar um site profissional?

Criar um site profissional pode parecer uma tarefa difícil, mas se você seguir os passos certos, ele pode ser acessível e relativamente simples. Para ter um site profissional, é necessário considerar variáveis como: escolha do domínio, criação do conteúdo, hosting, design, otimização de motores de busca, segurança e outros serviços.

Para que possa ter uma ideia do planeamento de um site eis as etapas mais comuns:

1ª etapa: Pedido de Orçamento

O primeiro passo para começar sua jornada na criação de um site profissional é fazer obter um orçamento. Aqui estão algumas coisas que você deve considerar quando pedir um orçamento para criação de um site profissional.

Primeiro, determine o limite para o orçamento. O orçamento para o seu site influenciará o tipo de recursos que você pode usar e os serviços que você pode contratar. É importante ter uma ideia clara de quanto você está disposto a gastar.

Faça uma pesquisa prévia em sites concorrentes

Faça uma pesquisa por sites dos seus concorrentes. Veja como eles organizam a informação, e que funcionalidades podem ter interesse serem incluidas no seu novo site.

Elabore um diagrama da informação

Com base na análise desses sites e de outros que lhe pareçam adequados (mesmo que não sejam na sua área de atividade) elabore um documento onde apresenta a estrutura da informação que pretende incluir no site e descreva as funcionalidades que vai desejar (ex. formulário de contacto, portfólio de trabalhos, vendas online, etc).

Seja claro e objectivo no seu pedido de orçamento

Não se limite a enviar um pedido do tipo “Desejo receber um orçamento para a criação de um site”. Isto é muinto vago e não é soficiente para obter um verdadeiro orçamento. Quanto mais especifico e detalhado for, terá mais probabilidades de receber também um orçamento mais detalhado e informativo com várias opções.

2ª etapa: Estrutura do website e conteúdos

Depois de escolher a melhor solução para criar um site, é hora de definir a estrutura do website. A estrutura de um website é a forma como as páginas estão organizadas e conectadas.

É importante que você estabeleça uma estrutura clara, que seja fácil de navegar e que seja esteticamente agradável. Isso significa que você precisa escolher o número de níveis que você deseja na hierarquia da sua página, bem como definir qual conteúdo deve ser exibido em cada nível.

O desenvolvimento de um site profissional requer uma quantidade de conteúdo, como textos, imagens, vídeos e outros elementos. Estes elementos são essenciais para o sucesso do seu site, pois ajudam a transmitir a sua mensagem e aumentam a sua autoridade online. Precissará de escrever textos, eventuialmente contratar, fotógrafos para as fotos e ou criar vídeos.

Combinando a estrutura e os conteúdos de forma adequada, você pode criar um website profissional que seja bonito, intuitivo e eficaz. É importante que você considere seu projeto a fundo antes de começar a construir o seu website, pois isso garantirá que você obtenha os melhores resultados possíveis.

3ª etapa: Aparência e design do site

A terceira etapa para construir um site profissional é a aparência. Esta etapa é fundamental para a experiência do usuário, pois a aparência de um site pode influenciar decisivamente no sucesso de seu negócio.

A aparência de um site profissional deve ser limpa, intuitiva, moderna e responsiva para usuários de computadores, tablets e telefones. A escolha da estrutura, design e layout do seu site é uma questão importante a considerar e requer um investimento que será certamente recompensado.

Nós na Tecla Digital, só avançamos para a parte do design, depois de os conteúdos estarem bem definidos e nunca ao contrário. Algumas empresas trabalha de forma menos profissional, apresentando primeiro a aparência do site que muitas vezes é um template pré feito e tentam depois encaixar os conteúdos do cliente.

4ª etapa: Desenvolvimento

A quarta etapa do processo é o desenvolvimento, onde a sua ideia se torna realidade. Esta etapa envolve a transposição do esboço inicial do design para a construção do site propriamente dito.

O custo desta etapa dependerá do tamanho e da complexidade do site, bem como do profissional que você contratar.

5ª etapa: Testar

Testar é a última etapa na criação de um site profissional. É aqui que você pode verificar se tudo está funcionando corretamente e se o site foi criado de acordo com as especificações do planejamento.

Antes de poder realizar o teste, é necessário ter certeza de que todos os componentes e recursos do site foram configurados corretamente. O teste cobre os novos recursos, as alterações na estrutura do site e a visualização em diferentes plataformas. Por isso, é importante considerar o custo de testar o site em relação ao custo de criação.

Ao testar o site, você deve verificar se todos os elementos da interface do usuário funcionam corretamente e se os conteúdos estão sendo exibidos corretamente. Além disso, você também deve considerar o teste em vários tipos de dispositivos, como computadores, tablets e smartphones, para garantir que o site seja totalmente responsivo. O custo de testar uma plataforma pode variar de acordo com a quantidade de recursos a serem testados.

6ª etapa: Publicar o site online

Agora chegou o momento de colocar o projeto em ação! Se você já leu as postagens anteriores na série, já deve ter descoberto tudo que precisava saber para começar a criar seu site profissional: como definir os objetivos, escolher um serviço de hospedagem adequado, selecionar um domínio, escolher a plataforma certa e criar o conteúdo do seu site.

Quanto tempo demora a criação de um site?
Photo by Leeloo Thefirst on Pexels.com

Quanto tempo demora a criação de um site?

Ter um website profissional de qualidade pode ser um investimento de alto valor para qualquer negócio. Afinal, quanto tempo levará o seu website a estar construido?

O custo e o tempo necessários para criar um website são afetados por muitos fatores diferentes. Pode variar de um simples site de folha única a um projeto mais complexo, como um site comercial ou de membros. Alguns fatores, como a experiência do designer, os recursos disponíveis, a qualidade do conteúdo e os componentes personalizáveis, também são cruciais.

Tendo em conta as várias fases que descrevemos anteriormente neste post, da nossa experiência se o cliente tiver os conteúdos mais ou menos organizados, um site pode demorar entre duas a 4 semanas para estar finalizado, no caso de ser um simples site de apresentação.

No caso de ser um site de comércio electrónico, o carregamento da base dados de produtos, pode demorar um pouco mais. Principalmente se não se usar a funcionalidade de importação de produtos através de um ficheiro excel ou csv.

Se estiver a pensar em construir um website para o seu negócio, é importante considerar todas as variáveis envolvidas. Deve tentar planificar com alguma antecedência e masi vale demorara um pouco mais mas obter um site de qualidade.

Questões essênciais para colocar à agência responsável pela criação do seu novo website.

Se você está considerando levar sua marca online, existem algumas questões essenciais que você deve considerar quando entrar em contato com uma agência de design para criar seu novo site.

Antes de solicitar um orçamento a uma agência de web design, é importante esclarecer algumas questões para garantir que você esteja escolhendo a empresa certa para atender às suas necessidades. Aqui estão algumas perguntas que você pode fazer:

  1. Quais são os serviços oferecidos pela sua agência de webdesign?
  2. Quais são os custos envolvidos no desenvolvimento do meu projeto?
  3. Qual é o processo de trabalho da sua agência?
  4. Qual é o tempo estimado para o desenvolvimento do meu projeto?
  5. Qual é a política da sua agência em relação a alterações no projeto?
  6. Como funciona o suporte pós-lançamento?
  7. Vocês realizam serviços de manutenção e atualização de websites?
  8. Vocês possuem algum portfólio ou estudos de caso de projetos similares ao que eu preciso?
  9. Vocês têm alguma referência que eu possa contatar para verificar a qualidade do trabalho realizado pela sua empresa?
  10. Como funciona o processo de pagamento e quais são as opções disponíveis?

Certifique-se de fazer todas as perguntas que julgar necessário para esclarecer todas as suas dúvidas antes de contratar uma agência de webdesign.

woman in black blazer holding an ipad
Photo by Anna Shvets on Pexels.com

Considerações finais:

Pode não saber exactamente quanto custa criar um site, mas saberá como obter o melhor serviço e economizar dinheiro na criação do seu site.

Ao buscar a criação de um site profissional, é importante levar em consideração alguns pontos para garantir que você obtenha o melhor serviço possível e economize dinheiro. Aqui estão algumas dicas importantes:

  1. Escolha uma empresa com experiência e conhecimento: É fundamental escolher uma empresa de webdesign que tenha experiência e conhecimento na criação de sites profissionais. Certifique-se de verificar o portfólio da empresa e as referências de clientes anteriores para ter certeza de que eles têm a capacidade de atender às suas necessidades.
  2. Defina seus objetivos e necessidades: É importante ter uma ideia clara do que você espera alcançar com o seu site profissional antes de começar a trabalhar com uma agência de web design. Defina seus objetivos e necessidades e comunique-os claramente à empresa para que eles possam ajudá-lo a alcançá-los.
  3. Escolha um pacote de serviços que atenda às suas necessidades: As empresas de web design geralmente oferecem pacotes de serviços que incluem diferentes níveis de trabalho e recursos. Escolha um pacote que atenda às suas necessidades, mas que também esteja dentro do seu orçamento.
  4. Trabalhe em conjunto com a empresa de web design: Uma boa comunicação e colaboração com a equipe de web design pode garantir um resultado final melhor e mais rápido. Esteja aberto para discutir sugestões e feedback para garantir que o projeto seja concluído da melhor forma possível.
  5. Considere o suporte pós-lançamento: É importante garantir que a empresa de web design ofereça suporte pós-lançamento para corrigir quaisquer problemas que possam surgir no futuro.

Ao seguir estas dicas (leia também “10 itens a considerar na criação de sites profissionais“), você pode obter o melhor serviço possível de uma empresa de web design e economizar dinheiro a longo prazo. Lembre-se sempre de que a escolha de uma empresa com experiência e conhecimento é fundamental para garantir o sucesso do seu site profissional.

Está com alguma dúvidas ou já está decidido?

Na Tecla Digital, termos todo o gosto em o ajudar neste novo projeto. Agende uma reunião aqui, ou entre em contacto connosco.

Partilhar na rede:

Outros Artigos:
23º aniversário da tecla digital - agência de web design
É com imenso orgulho e gratidão que celebramos os 23 anos da nossa agência de web design. Ao longo destas mais de duas décadas, enfrentámos inúmeros desafios e aproveitámos muitas oportunidades.
person using black and white smartphone and holding blue card
Neste artigo, vamos explorar os cinco principais motivos pelos quais a maioria dos sites não consegue atrair mais clientes. Veja se é o seu caso.
depositphotos 209178034 s
A introdução dos AI Overviews marca um passo significativo na evolução das buscas no Google. Saiba como essa funcionalidade, com tecnologia de inteligência artificial vai mudar o SEO.
Tecla Digital

Quer ser contactado?