Criação de sites profissionais
10 itens a considerar na criação de sites profissionais

Se você pesquisou por criação de sites profissionais que se destaquem entre a multidão, você veio ao lugar certo! Neste artigo, vamos dar-lhe dicas e truques para construir ou contratar o melhor site possível.

Explicaremos como escolher os melhores designs, conteúdos interessantes e técnicas de SEO para tornar o site visível na web apelativo para os visitantes.

Quer seja você mesmo a criar o site ou se irá procurar uma empresa para o fazer, a leitura deste artigo poderá ajudar a obter um resultado melhor ou a poder escolher a empresa certa para criar um site de sucesso.

1 – Escolha um domínio para o seu site

A escolha do seu domínio é muito importante porque será a primeira coisa que o visitante irá ver antes de entrar no site, quer seja num cartão de visita ou num resultado da pesquisa nos motores de busca.

Um domínio divide-se em duas partes, o domínio propriamente dito e a extensão do domínio, constituída por duas ou três letras depois do ponto.

O domínio com extensão pt é normalmente usado por empresas ou instituições localizadas em Portugal.

Por isso uma boa opção caso o foco do seu negócio seja maioritariamente nacional. Caso contrário se pretende alcançar um mercado internacional um domínio mais internacional como .com ou .net, pode ser mais indicado.

2 – Escolha o CMS a usar na criação do site

CMS (Content Management System) ou Sistema de Gestão de Conteúdos em português, são plataformas que permitem a criação e gestão do conteúdo dos sites através da utilização de interfaces amigáveis sem a necessidade de recorrer à programação.

Os CMS tornaram-se populares na última década, principalmente devido à facilidade com que qualquer um pode usufruir destes sistemas para criar e gerir o seu site ou blogue.

A grande vantagem é que não é preciso ser um especialista em informática para perceber como funcionam os principais CMS disponíveis no mercado.

Os CMS podem ser:

  • Software open source instalados num servidor,
  • Serviço com CMS online para criação de sites.

CMS opensource

Alguns exemplos de CMS opensource que podem ser instalados gratuitamente no servidor são: WordPress, Drupal, Opencart, PrestaShop, etc. Sendo o WordPress o mais popular com 65% dos sites que usam um CMS.

A vantagem dos CMS open source como, por exemplo, o WordPress, é que não carece de qualquer tipo de pagamento mensal ou de aquisição.

Contudo terá sempre de ter um serviço de alojamento e terá de se preocupar com atualizações do CMS e dos vários plugins que forem instalados.

CMS online

Com um CMS online como Webflow, Wix, Weebly ou Squarespace, não terá de se preocupar com atualizações, plugins ou qualquer outro aspecto técnico.

Além disso, os CMS online oferecem ainda vantagens como domínios personalizados, hospedagem ilimitada, suporte técnico premium e muito mais.

No entanto, este tipo de CMS tem um custo mensal que pode variar consoante as funcionalidades pretendidas

3 – Crie um site responsivo

criação de sites profissionais responsivos

Os utilizadores estão cada vez mais a usar dispositivos móveis para navegar na internet. O Google também dá prioridade aos sites responsivos nas suas pesquisas, o que significa que se o seu site não for responsivo terá menor visibilidade.

Um design responsivo significa que o seu site se adapta automaticamente às diferentes dimensões da tela do dispositivo, seja um telemóvel, um tablet ou um computador desktop.

Um site profissional responsivo, deve ter um design fluido e usar tamanhos relativos em vez de absolutos.

As imagens devem ser redimensionadas para se adaptarem a todos os tipos de dispositivos.

Na Tecla Digital, prestamos o serviço de web design e criação de sites profissionais e damos sempre muita atenção a este aspecto e por vezes as versões mobile podem ter uma maior relevância caso o seu site seja maioritariamente visto pelos vistantes a partir de um telemóvel.

Paleta de cores na criação de sites profissionais

4- Paleta de cores

Utilize uma paleta de coresque combine com a sua marca. Uma das primeiras coisas que os utilizadores reparam quando visitam um site é a sua paleta de cores.

As cores têm um impacto significativo na forma como as pessoas percecionam a sua marca e podem transmitir certos sentimentos.

Por exemplo, as cores quentes tendem a ser mais excitantes enquanto as cores frias são mais calmantes. Deve escolher uma paleta de cores que combine com o seu negócio e comunicar o tipo de empresa/produto/serviço que oferece.

5- imagens

As imagens são um dos elementos mais importantes de um site. Elas dão vida ao seu site e podem transmitir certos sentimentos.

É importante escolher as imagens certas para o seu negócio/produto/serviço e também certificar-se que estas estão optimizadas para carregarem rapidamente, este último aspecto é de extrema importância na visualização nos dispositivos móveis.

6- Escolha as fontes certas

É importante escolher as fontes certas para o seu negócio/produto/serviço e certificar-se de que estas estão optimizadas para carregarem rapidamente.

7- Logotipo

Crie um logotipoque combine com a sua marca e que seja fácil de identificar. Certifique-se também de que o logotipo está bem posicionado no site e é facilmente visível.

Web design consistente na criação de sites profissionais

O design do seu site deve ser consistente

É importante manter um design consistente em todo o site para opter uma boa UX (user experience) e consiga realmente a criação de sites profissionais.

Isto significa, por exemplo, usar em todas as páginas:

  • A mesma paleta de cores,
  • As mesmas fontes
  • Os mesmos elementos gráficos

Isto dar-lhe-á um aspeto mais profissional e fará com que os utilizadores se sintam mais confortáveis a navegar pelo seu site e aumentará a taxa de conversão ou vendas.

Poderá partir de templates (modelos) pré-existentes ou contratar uma empresa de web design para criar um layout de raiz, ajustado totalmente à mensagem que quer transmitir.

Agência web design - criação de sites profissionais

8- Conteúdo de qualidade é importante na criação de sites profissionais

O conteúdo do seu site deve ser bem escrito, relevante e interessante. Na criação de sites profissionais, o conteúdo é o que vai fazer com que os utilizadores visitem o seu site e irá mantê-los lá.

Antes de pensar no site em si, deve planificar os conteúdos e elaborar um documento com os títulos principais e respectivos textos.

Se não tiver tempo para escrever conteúdo de qualidade, poderá contratar um freelancer para o fazer por si.

9- Inclua uma Call to Action

Uma Call to Action (CTA) é um elemento importante e indispensável na criação de sites profissionais. Uma CTA é uma frase ou um botão que incentiva os utilizadores a tomarem action, por exemplo, “Registe-se agora”, “Compre agora”, etc.

Certifique-se de que as suas CTAs são bem visíveis e aparecem várias vezes no site.

 

Criação de sites profissionais optimizados para os motores de busca

10- Otimização para os motores de busca (SEO) e Redes Sociais

O SEO (Search Engine Optimization) é preponderante na criação de sites profissionais. É uma forma de otimizar o seu site para os motores de busca, como o Google.

O objetivo do SEO é colocar o seu site no topo dos resultados de pesquisa para que mais pessoas possam encontrá-lo.

Existem vários fatores que contribuem para um bom posicionamento nos motores de busca, incluindo a qualidade do conteúdo, a estrutura do site e as palavras-chave.

web design e redes sociais

É importante incluir no cabeçalho ou rodapé o link para as redes sociais da sua empresa ou negócio. Para além desses links é muito importante destacar botões para os utilizadores partilharem os seus conteúdos nas redes sociais.

Criação de sites profissionais - conclusão

Conclusão sobre criação de sites profissionais

Estes são alguns dos aspectos relevantes na criação de sites profissionais. Se pensa em fazer você mesmo o seu site, estes tópicos podem ajudar. Também poderá ter interesse em ler o nosso artigo “Quanto custa criar um site profissional“.

Mas se, por outro lado, acha que é preferível contratar uma empresa com experiência para fazer mais rapidamente o site e de forma mais profissional, estas dicas também podem ser importantes para saber comunicar os requisitos necessários para o seu novo site.

Partilhar na rede:

Outros Artigos:
o futuro do comércio eletrónico tendências e inovações no retalho digital
Tendências como as compras personalizadas, os comandos de voz e os métodos de compra mais seguros estão a tornar as compras online mais acessíveis e divertidas. Prepare-se para explorar a forma como a tecnologia torna as compras online mais simples.
waiter and customer in a hotel restaurant pointing a dessert
O Livro de Reclamações Eletrónico é imprescindível online. A sua implementação, não só cumpre as obrigações legais, mas impulsiona a confiança do cliente.
Google Analytics
Neste artigo alertamos para a necessidade de atualizar o novo código de rastreamentoGoogle GA, porque o Google Analytics Universal (UA) foi descontinuado.
Tecla Digital

Quer ser contactado?