Remodelar site
Há quanto tempo não remodela o seu site?
Quando pensar em remodelar o seu site, não pense só em dar-lhe uma nova cara. Aproveito para rever os conteúdos e siga bons exemplos.

Muitas empresas criam os seus sites, esquecem-se deles e ainda por cima esperam que possam trazer novos clientes e negócios.

Infelizmente esta é uma situação comum. Maioritariamente deve-se à falta de tempo ou por falta de vocação ou apetência para este tipo de coisas.

Será só o design que está desactualizado?

A Tecla Digital, é uma agência de web design e temos acompanhado as várias tendências no design de sites. Mas aquilo que constatamos é que a maioria dos empresários que nos abordam, tem como preocupação principal atualizar apenas o aspecto estético site.

O design é sem dúvida importante, mas um bom conteúdo com design pobre, pode funcionar. Mas o contrário já não é assim tão evidente.

Do conteúdo para o design

Na nossa abordagem aos sites que desenvolvemos, partimos sempre dos conteúdos e só depois estruturamos e desenvolvemos o design do site.

Conforme a mensagem que se queria transmitir e o público a atingir, é delineada uma estratégia de design que pode recorrer a uma infinidade de soluções de web design.

Definir um objectivo para o site

Para o ajudar na organização dos conteúdos, sugerimos que antes disso estabeleça qual o objectivo principal para o seu site. Uma vez definido, o seu site deve criar uma espécie de funil para encaminhar o visitante nesse sentido.

Alguns objectivos que os sites podem ter:

  • Gerar leads ou novos clientes (o objectivo será o preenchimento de um formulário)
  • Vender produtos ou serviços online (site de vendas)
  • Gerar tráfego para rentabilizar com publicidade (blog ou portal)
  • Site meramente institucional (reforçar a imagem da marca ou credibilidade junto dos clientes atuais)
  • Apresentar portfólio (apresentar os trabalhos desenvolvidos)

Estes são os principais objectivos que aqui identificamos e toda a estratégia de comunicação e design no site deve ter sempre em vista esse objectivo.

Por exemplo se o objectivo for o de obter novos leads, então sempre que possível devemos incluir na maior parte das páginas um link/botão para um formulário ou contacto telefónico ou email.

Mas muitas vezes o que é visto (especialmente em sites mais desatualizados) é uma quantidade de conteúdos e páginas sem nunca linkarem ou apresentarem os seus contactos (excepto na página “contactos”).

Remodelar site

Coloque-se no papel do seu cliente

Quando pensa nos conteúdos para o seu site, deve colocar-se sempre no papel do seu potencial ou potenciais clientes. Pense no que eles deverão procurar no site e veja se essa informação está logo bem destacada na homepage.

Não esconda os conteúdos em sub-páginas. Mais de metade dos visitantes do seu site não navegará por mais do que duas a três páginas do seu site.

Opte por organizar a sua homepage por várias secções que vão sendo apresentadas numa espécie de “lençol”. Faça um bom resumo com um ou dois parágrafos curtos (25 palavras) ou 4 a 5 tópicos que podem linkar então para outras páginas do site onde poderá desenvolver mais os conteúdos.

A versão mobile não tem de ser igual à do desktop

Outro erro muito frequente, é pensarmos que temos de mostrar exactamente o que temos na versão desktop na verão mobile. E isso não é verdade!

Num ecrã mais pequeno como o de um telemóvel, o seu potencial cliente não vai ter a mesma disposição para ler como se estivesse num ecrã de secretária ou portátil.

É important fazer um exercício de análise crítica e ver que conteúdos podemos retirar da versão mobile. Uma vez mais a página inicial assume um papel importantíssimo.

Descarregue este e-book gratuito com mais algumas dicas e sugestões para o seu site.

Peça-nos uma avaliação gratuita do seu site

Se gostaria de receber alguns conselhos mais personalizados para o seu caso particular contacte-nos para uma avaliação gratuita e recebam em 24 horas a nossa análise e sugestões.

Partilhar na rede:

Outros Artigos:
o futuro do comércio eletrónico tendências e inovações no retalho digital
Tendências como as compras personalizadas, os comandos de voz e os métodos de compra mais seguros estão a tornar as compras online mais acessíveis e divertidas. Prepare-se para explorar a forma como a tecnologia torna as compras online mais simples.
waiter and customer in a hotel restaurant pointing a dessert
O Livro de Reclamações Eletrónico é imprescindível online. A sua implementação, não só cumpre as obrigações legais, mas impulsiona a confiança do cliente.
Google Analytics
Neste artigo alertamos para a necessidade de atualizar o novo código de rastreamentoGoogle GA, porque o Google Analytics Universal (UA) foi descontinuado.
Tecla Digital

Quer ser contactado?