Muitas empresas criam os seus sites, esquecem-se deles e ainda por cima esperam que possam trazer novos clientes e negócios.
Infelizmente esta é uma situação comum. Maioritariamente deve-se à falta de tempo ou por falta de vocação ou apetência para este tipo de coisas.
Será só o design que está desactualizado?
A Tecla Digital, é uma agência de web design e temos acompanhado as várias tendências no design de sites. Mas aquilo que constatamos é que a maioria dos empresários que nos abordam, tem como preocupação principal atualizar apenas o aspecto estético site.
O design é sem dúvida importante, mas um bom conteúdo com design pobre, pode funcionar. Mas o contrário já não é assim tão evidente.
Do conteúdo para o design
Na nossa abordagem aos sites que desenvolvemos, partimos sempre dos conteúdos e só depois estruturamos e desenvolvemos o design do site.
Conforme a mensagem que se queria transmitir e o público a atingir, é delineada uma estratégia de design que pode recorrer a uma infinidade de soluções de web design.
Definir um objectivo para o site
Para o ajudar na organização dos conteúdos, sugerimos que antes disso estabeleça qual o objectivo principal para o seu site. Uma vez definido, o seu site deve criar uma espécie de funil para encaminhar o visitante nesse sentido.
Alguns objectivos que os sites podem ter:
- Gerar leads ou novos clientes (o objectivo será o preenchimento de um formulário)
- Vender produtos ou serviços online (site de vendas)
- Gerar tráfego para rentabilizar com publicidade (blog ou portal)
- Site meramente institucional (reforçar a imagem da marca ou credibilidade junto dos clientes atuais)
- Apresentar portfólio (apresentar os trabalhos desenvolvidos)
Estes são os principais objectivos que aqui identificamos e toda a estratégia de comunicação e design no site deve ter sempre em vista esse objectivo.
Por exemplo se o objectivo for o de obter novos leads, então sempre que possível devemos incluir na maior parte das páginas um link/botão para um formulário ou contacto telefónico ou email.
Mas muitas vezes o que é visto (especialmente em sites mais desatualizados) é uma quantidade de conteúdos e páginas sem nunca linkarem ou apresentarem os seus contactos (excepto na página “contactos”).

Coloque-se no papel do seu cliente
Quando pensa nos conteúdos para o seu site, deve colocar-se sempre no papel do seu potencial ou potenciais clientes. Pense no que eles deverão procurar no site e veja se essa informação está logo bem destacada na homepage.
Não esconda os conteúdos em sub-páginas. Mais de metade dos visitantes do seu site não navegará por mais do que duas a três páginas do seu site.
Opte por organizar a sua homepage por várias secções que vão sendo apresentadas numa espécie de “lençol”. Faça um bom resumo com um ou dois parágrafos curtos (25 palavras) ou 4 a 5 tópicos que podem linkar então para outras páginas do site onde poderá desenvolver mais os conteúdos.
A versão mobile não tem de ser igual à do desktop
Outro erro muito frequente, é pensarmos que temos de mostrar exactamente o que temos na versão desktop na verão mobile. E isso não é verdade!
Num ecrã mais pequeno como o de um telemóvel, o seu potencial cliente não vai ter a mesma disposição para ler como se estivesse num ecrã de secretária ou portátil.
É important fazer um exercício de análise crítica e ver que conteúdos podemos retirar da versão mobile. Uma vez mais a página inicial assume um papel importantíssimo.
Descarregue este e-book gratuito com mais algumas dicas e sugestões para o seu site.
Peça-nos uma avaliação gratuita do seu site
Se gostaria de receber alguns conselhos mais personalizados para o seu caso particular contacte-nos para uma avaliação gratuita e recebam em 24 horas a nossa análise e sugestões.