O desafio: um projeto bloqueado e uma experiência frustrante
A APL recorreu à Tecla Digital após uma experiência frustrante com um fornecedor anterior: uma proposta muito abaixo do mercado que acabou por não corresponder às expectativas. O projeto arrastou-se no tempo, sem profissionalismo, limitado por um template rígido e sem flexibilidade para adaptar o site às reais necessidades da clínica. As respostas eram escassas e lentas, e o site nunca chegou sequer a ser lançado.
A nossa abordagem: planeamento e proximidade
Ao assumir o projeto, a Tecla Digital propôs uma abordagem totalmente diferente: começámos por uma reunião presencial na clínica, onde recolhemos toda a informação essencial sobre os serviços, a equipa e os objetivos da marca. A partir daí, com base num documento word que o cliente já tinha, desenvolvemos um mapa do site detalhado, identificando todas as páginas, subtemas e conteúdos relevantes.
Depois, partilhamos o link desse mapa do site com o cliente, onde ele pode fazer algumas sugestões de melhoria e chegamos assim a uma versão final da estrutura e dos conteúdos para o novo site.
Esta etapa, poderai até parecer um pouco morosa, mas revelou-se crucial para definir a arquitetura do site, garantir uma boa organização da informação e facilitar a experiência de navegação dos utilizadores. Aspectos esse que iram ajudar imenso na faze de criação do layout do site (UX)
O processo de criação: design e funcionalidade à medida
Com base neste planeamento, concebemos um interface intuitivo, adaptado à identidade da APL e focado na clareza, profissionalismo e acessibilidade. O resultado final foi um website totalmente personalizado, com um layout moderno, responsivo e otimizado para motores de busca.
Autonomia e escalabilidade: conteúdos dinâmicos e gestão simples
De forma a facilitar atualizações futuras de alguns conteúdos importantes, implementámos vários tipos de conteúdos personalizados no WordPress, nomeadamente: casos de sucesso, testemunhos, equipa e FAQs. Graças a esta estrutura, o cliente pode gerir autonomamente estes conteúdos através de formulários simples no backoffice, sem necessidade de lidar com questões de design ou estrutura. Estes conteúdos são automaticamente integrados nas páginas respetivas e também podem ser destacados na homepage por meio de blocos dinâmicos, que “integram automaticamente” os novos conteúdos assim que são publicados.
Um Cliente Satisfeito
Mais do que um novo site, a APL passou a ter uma presença online sólida, coerente com os seus valores e alinhada com os objetivos de crescimento da clínica — tudo isto através de um processo transparente, eficiente e orientado para resultados.