Blog >

Há quanto tempo não remodela o seu site?

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Quando pensar em remodelar o seu site, não pense só em dar-lhe uma nova cara. Aproveito para rever os conteúdos e siga bons exemplos.

Muitas empresas criam os seus sites, esquecem-se deles e ainda por cima esperam que possam trazer novos clientes e negócios.

Infelizmente esta é uma situação comum. Maioritariamente deve-se à falta de tempo ou por falta de vocação ou apetência para este tipo de coisas.

Será só o design que está desactualizado?

A Tecla Digital, é uma agência de web design e temos acompanhado as várias tendências no design de sites. Mas aquilo que constatamos é que a maioria dos empresários que nos abordam, tem como preocupação principal atualizar apenas o aspecto estético site.

O design é sem dúvida importante, mas um bom conteúdo com design pobre, pode funcionar. Mas o contrário já não é assim tão evidente.

Do conteúdo para o design

Na nossa abordagem aos sites que desenvolvemos, partimos sempre dos conteúdos e só depois estruturamos e desenvolvemos o design do site.

Conforme a mensagem que se queria transmitir e o público a atingir, é delineada uma estratégia de design que pode recorrer a uma infinidade de soluções de web design.

Definir um objectivo para o site

Para o ajudar na organização dos conteúdos, sugerimos que antes disso estabeleça qual o objectivo principal para o seu site. Uma vez definido, o seu site deve criar uma espécie de funil para encaminhar o visitante nesse sentido.

Alguns objectivos que os sites podem ter:

  • Gerar leads ou novos clientes (o objectivo será o preenchimento de um formulário)
  • Vender produtos ou serviços online (site de vendas)
  • Gerar tráfego para rentabilizar com publicidade (blog ou portal)
  • Site meramente institucional (reforçar a imagem da marca ou credibilidade junto dos clientes atuais)
  • Apresentar portfólio (apresentar os trabalhos desenvolvidos)

Estes são os principais objectivos que aqui identificamos e toda a estratégia de comunicação e design no site deve ter sempre em vista esse objectivo.

Por exemplo se o objectivo for o de obter novos leads, então sempre que possível devemos incluir na maior parte das páginas um link/botão para um formulário ou contacto telefónico ou email.

Mas muitas vezes o que é visto (especialmente em sites mais desatualizados) é uma quantidade de conteúdos e páginas sem nunca linkarem ou apresentarem os seus contactos (excepto na página “contactos”).

Coloque-se no papel do seu cliente

Quando pensa nos conteúdos para o seu site, deve colocar-se sempre no papel do seu potencial ou potenciais clientes. Pense no que eles deverão procurar no site e veja se essa informação está logo bem destacada na homepage.

Não esconda os conteúdos em sub-páginas. Mais de metade dos visitantes do seu site não navegará por mais do que duas a três páginas do seu site.

Opte por organizar a sua homepage por várias secções que vão sendo apresentadas numa espécie de “lençol”. Faça um bom resumo com um ou dois parágrafos curtos (25 palavras) ou 4 a 5 tópicos que podem linkar então para outras páginas do site onde poderá desenvolver mais os conteúdos.

A versão mobile não tem de ser igual à do desktop

Outro erro muito frequente, é pensarmos que temos de mostrar exactamente o que temos na versão desktop na verão mobile. E isso não é verdade!

Num ecrã mais pequeno como o de um telemóvel, o seu potencial cliente não vai ter a mesma disposição para ler como se estivesse num ecrã de secretária ou portátil.

É important fazer um exercício de análise crítica e ver que conteúdos podemos retirar da versão mobile. Uma vez mais a página inicial assume um papel importantíssimo.

Descarregue este e-book gratuito com mais algumas dicas e sugestões para o seu site.

Peça-nos uma avaliação gratuita do seu site

Se gostaria de receber alguns conselhos mais personalizados para o seu caso particular contacte-nos para uma avaliação gratuita e recebam em 24 horas a nossa análise e sugestões.

Partilhar na rede:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Outros Artigos:
Novo site Clínica de Carnaxide
Esta clínica dentária, procurou a Tecla Digital para a ajudar a criar um novo site mais dinâmico e que atraísse mais visitantes.
Como comprimir PDF’s
Deixamos uma dica para poder comprimir os ficheiros PDF que irá disponibilizar no seu site.
Edite as suas fotos no tlm
Quando pensamos num programa de edição de imagem pensamos logo num software no nosso computador. Mas também é verdade que já existem algumas apps simples de usar nos nossos telemóveis.
Tecla Digital

Quer ser contactado?