O que é um certificado de segurança

O Certificado SSL (Secure Sockets Layer) ou TLS (Transport Layer Security) é utilizado para a proteção das informações importantes dos usuários que navegam num site, impedindo que sejam interceptadas, capturadas ou visualizadas durante a troca e a transferência dos dados.

Através de uma chave de criptografia, as informações que o usuário insere no site são encriptadas. Assim, é impossível decifrar os dados sem acesso à chave de encriptação dos dados, logo os dados estão assim mais seguros.

Os sites com certificado de segurança começam o seu url por “https” em vez de “http”. O HTTPS é uma extensão segura do HTTP, um protocolo para estabelecer uma comunicação segura com o servidor.

Tipos de Certificados SSL

Existem 3 tipos diferentes de certificados, sendo eles DV, OV, ou EV. O que muda de um tipo de Certificado para outro não é a força de cada um, mas o número de domínios e subdomínios que cada um inclui.

DV: O Certificado do tipo Domain Validation é o mais básico que pode ser adquirido. Ele valida somente o Domínio de um site. Além disso, é emitido rapidamente e é o tipo de certificado mais económico.

OV: São os Certificados Organization Validation. Eles necessitam mais informações da empresa contratante (Como o endereço, telefone ) para emitir o Certificado do que o anterior.

Por ser necessária uma validação desses dados, seu processo de emissão é mais demorado e seu preço mais alto.

EV: O Certificado mais confiável e com a maior validação do mercado. O Extended validation é o responsável por deixar o nome da empresa em verde antes da URL.

Certificados Gratuitos
Existem ainda os certificados gratuitos que muitos servidores já tem pré instalados. Estes certificados limitam-se apenas a encriptar a informação que é inserida num site mas não permitem a certificaçã da autenticidade da empresa que detem o site.

Vantagens de ter um certificado no seu site

SEO – O Google le outros motores de busca tem também a segurança do site em consideração para determinar o ranking dos sites nas suas pesquisas. Logo se tiver um certificado terá essa vantagem face a outros sites sem certificado. Mas isso não garante que apareça à frente de todos os sites sem SSL.

Confiança – Para uma loja online, a confiança dos clientes é essencial para garantir a satisfação e confiança dos clientes. E nada melhor do que um cadeado verde mostrando a segurança do seu site .

Conclusão

Um Certificado SSL trará diversas vantagens para seu site, desde a segurança dos dados e a confiança dos seus clientes.

Por isso, não pense duas vezes em adquirir um Certificado SSL para seu site, seja ele um blog ou uma loja virtual.

topo