211 546 824 info@tecladigital.pt


03/05/17 | Utilidades, webdesign

Sites WordPress

 

O que é o WordPress?

Já lá vai o tempo em que os sites eram “estáticos” e a actualização de conteúdos só seria feita por programadores ou alguém com alguns conhecimentos de html. O WordPress é um sistema de gestão de conteúdos web (cms content management system).

 

30% dos sites são em WordPress

As plataformas de gestão de conteúdos web começaram a surgir após o ano 2000 e tornaram-se cada vez mais fáceis de usar e acessíveis a qualquer pessoa.

Das plataformas mais usadas na web, o WordPress é a plataforma open source

(gratuita) mais usada, representando talvez cerca de 30% de todos os sites na internet. Inicialmente tratava-se de uma plataforma para criação de Blogs, mas rápidamente o desenvolvimento de vários plugins aumentaram as funcionalidades da plataforma e actualmente pode-se fazer desde um simples blog até a um site de vendas ou um portal.

 

WordPress.com e wordpress.org

Dentro dos sites em WordPress, temos dois tipos, os sites ou blogs criados através do site WordPress.com onde a instalação e actualização do site é automática e corre no servidor da WordPress (alojamento gratuito), e temos os sites em wordpress que podem ser alojados num provedor de hosting. Neste caso, a instalação e actualização do wordpress não é automática e como é óbvio teremos de ter sempre um custo com o alojamento. Em ambos os casos a plataforma e interface é muito semelhante.

 

Temas e Plugins

Depois de instalarmos um site em wordpress podemos ainda instalar através do backoffice (painel administrativo) um tema e ou vários plugins.

O tema confere basicamente um determinado aspecto e design ao layout do site, normalmente com a possibilidade de personalização dos menus, cabeçalhos, rodapé, letring entre outros elementos.

Já os plugins, são móulos que podem ser adicionados ao wordpress permitem criar novas funcionalidades. Por exemplo um dos plugins mais conhecidos é o Woocemmerce, que permite atribuir a um site normal funcionalidades de comércio electrónico com criação de um catálogo de produtos e gestão de encomendas em backoffice.

Tal como nos temas, os plugins podem ser mais ou menos complexos, e podem ser gratuitos ou com uma licença paga, que pode ser anual ou por tempo ilimitado. Essa licença permite acesso a novas versões actualizadas e ao suporte técnico do autor do plugin ou tema.

 

Segurança

Sendo uma das plataformas mais utilizada na internet, é também das mais vulneráveis a ataques por parte de hackers. Contudo se for feita manutenção das versões mais actualizadas do próprio WordPress e dos plugins, esse risco diminui.

Também existem vários plugins de segurança que podem ser instalados e ajudaram a prevenir esse tipo de ataques.

 

Gestão de um site wordpress

A gestão de um site WordPress tem básicamente dois tipos de gestão: gestão simples dos conteúdos do site (páginas, artigos, imagens, produtos, encomendas, etc) e a gestão em si da plataforma (alterações de layout, actualização de plugins, etc).

Para tal o WordPress permite a criação de vários tipos de utilizadores com diferentes permissões:

  • Administrador – acesso total a actualização de temas, plugins; criação de conteúdos, criação de utilizadores.
  • Editor – O editor tem acesso aos seus conteúdos e ao de outros utilizadores mas não tem acesso a funções de gestão da plataforma.
  • Colaborador – Alguém que tem apenas permissões para precisamente colaborar com a inserção de conteúdos. Mas a publicação será sempre validada pelo editor ou administrador.
  • Subscritor – Qualquer visitante que se queira registar e receber notificação de novos conteúdos nesse site.

 

A Tecla Digital e o WordPress

 
A partir de 2010 a Tecla Digital, deixou de usar uma plataforma que havíamos nós mesmo desenvolvido (easySite) e passamos a desenvolver todos os sites em WordPress e Woocommerce (lojas online). Esta mudança libertou-nos da responsabilidade de mantermos a nossa plataforma actualizada e ao gastarmos menos tempo com isso, pudemos dedicar-nos mais à criação dos sites em si.

Actualmente possuímos já um now how bastante alargado no que toca ao WordPress e aos inúmeros plugins com que trabalhamos. Facilmente encontramos uma solução para praticamente qualquer necessidade que os nossos clientes nos apresentem.

A criação de um simples sites em WordPress não é uma tarefa muito complicadas, mas a gestão de um site e a escolha e actualização dos vários plugins possíveis de serem instalados, pode gerar algumas dores de cabeça, já´ não falando de questões de segurança e backups.

Se necessita de criar um novo site ou se simplesmente necessita de ajuda na gestão ou na actualização de um site em WordPress, contacte-nos e veremos como podemos ajudá-lo.