211 546 824 info@tecladigital.pt
  • Home
  • Sobre nós
  • Webdesign
  • Logótipos
  • Blog
  • Contactos


06/03/17 | webdesign

Conteúdos para um site

Os conteúdos de um site são o aspecto fundamental para que um site seja realmente uma boa ferramenta de comunicação e não meramente uma página bonita com os últimos efeitos de design da moda mas sem qualquer valor informativo ou utilidade para quem procura informação.

Muitos dos clientes que nos abordam, preocupam-se por vezes em demasia com o aspecto visual do site e menos com os conteúdos do mesmo e delegam em nós toda a responsabilidade de produzir um bom site. Mas se não houver primeiro um “trabalho de casa” do cliente, nós sem ovos não fazemos omeletes.

Mais vale ter um site antiquado mas com a informação bem estruturada e com textos bem construídos e objectivos.

Como criar conteúdos para o seu site?

O importante em primeiro lugar é colocar-se no papel de quem procura a sua empresa, produtos ou serviços. Que tipos diferentes de público irá ter de atingir?

É muito importante definir bem o perfil ou perfis de público alvo do seu site. Poderá até chegar à conclusão que necessitará de dois sites distintos.

Com o ou os targets bem definidos comece então por colocar numa folha de papel os aspectos fundamentais a incluir. Nesta fase não se preocupe em separar por menus. Simplesmente vá definindo por tópicos aquilo que deve incluir no site.

De seguida, atribua 3 níveis de prioridades aos tópicos:

  1. Importante,
  2. Importância moderada
  3. Menor importância.

Os assuntos importantes terão de algum modo estar incluídos obrigatoriamente na homepage (página inicial) do seu site. Esta será a página mais visitada e não pode perder a oportunidade de destacar logo aqui o que é mais relevante.

Conteúdos importantes

Tópicos importantes podem ser ( coisas tão simples como por exemplo:

  • Onde está localizada a sua empresa
  • Contactos telefónicos e de email
  • Em que está especializado
  • Antiguidade da empresa
  • O que nos destinou-se da concorrência
  • Produtos em promoção ou de maior procura
  • Últimos trabalhos no seu portfólio

Estes são alguns exemplos, que podem variar de acordo com o objectivo do site ou tipo de actividade da sua empresa. Depois os outros conteúdos, de importância moderada podem estar incluídos em outras paginas do site ou mesmo em documentos complementares para download.

A tentação de dizer de mais

A tenência de colocarmos demasiada informação, correndo o risco das paginas ficarem demasiado preenchidas é muito comum. Principalmente porque na maioria das vezes não foi feito o exercício anterior separando o assuntos de acordo com o nível de importância.

Ao escrevermos demasiado, corremos o risco de o visitante não ler todo o texto.

Dica útil

Dívida o texto por tópicos onde cada tópico terá um título, se possível com um máximo de 3 palavras. Crie também um sub-título que descreva mais o tópico, com um máximo de cerca de cerca de 10 a 15 palavras. Depois o texto desse tópico não deve ultrapassar mais que 2 pequenos parágrafos.

Se não consegue logo chegar a este nível de redução, vá lendo várias vezes o texto e veja que palavras pode cortar, vai ver que chegará a uma versão mais light que será bem mais fácil de ler ou organizar no seu site. Não esqueça que ler na net não é mesma coisa que ler uma revista ou livro. Procura-se informação mais resumida e objectiva.

Crie uma pasta para cada menu do seu site, e coloque nela um documento word com o texto, e as imagens em JPG nessa mesma pasta. Zip tudo e envie-nos usando o site Wetransfer. Desta forma será mais fácil ao webdesigner organizar o layout do seu site.

Contacte-nos, peça uma proposta para a criação do seu site.