211 546 824 info@tecladigital.pt


23/01/16 | Ecommerce, Informações

Importação de produtos

Este artigo está mais indicado para os nossos clientes de lojas online. Deixamos aqui uma pequena explicação para a preparação do ficheiro excel que nos deve enviar para importarmos a lista de produtos para a base dados do site.

Este módulo de importação que disponibilizamos opcionalmente permite aos nossos clientes carregarem o seu site com centenas ou mesmo milhares de produtos em muito menos tempo do que inserindo produto a produto no backoffice do site.

 

Importação de produtos para uma loja online

Estas notas ajudam a entender como preencher o ficheiro excel e descreve cada uma das colunas. Os campos com * são de preenchimento obrigatório.

Disponibiliamos ficheiro em excel para maior compatibilidade, mas o ficheiro a usar tem de ser no formato csv. Ou seja depois de preenchido deve guardar o ficheiro em formato csv para ser usado na importação.

Sugerimos que antes de avançar com o preenchimento definitivo do ficheiro, preencha com cerca de 10 a 15 produtos só para fazermos um primeiro teste e ver se está tudo ok. Não se esqueça de nos enviar também as imagens em ZIP.

 

Colunas e observações:

Nome*

Designação do produto. Não deve ser muito longa e se possível o mais uniforme possível em termos de comprimento para que os produtos quando apresentados em lista nação fiquem uns com uma descrição em duas linhas e outros em uma só linha. o ideal é 3 ou 4 palavras no máximo.

Categoria*

Deve indicar a categoria neste campo. Se o produto for de uma categoria principal deve só colocar essa categoria, mas se for de uma subcategoria deve indicar da seguinte forma: Categoria pai>Sub-categoria (sem espaços entre o “>”). Por exemplo Vestuário>Luvas. Se quiser adicionar o produto a várias categorias deve usar o “|” para adicionar mais do que uma categoria. Por exemplo Vestuário>Luvas|Acessórios>Inverno. Este produto constaria então simultaneamente nessas duas sub-categorias.

Resumo

O resumo é um pequeno texto que aparece logo por baixo do nome do artigo na página de detalhe. Uma a duas linhas serão suficientes, pois mais em baixo irá aparecer a descrição completa. Também pode optar por só apresentar o resumo e não preencher a descrição.

Descrição

Descrição mais detalhada do produto. Este campo deve conter formatação html caso queira formatar o texto. Por exemplo para deixar um parágrafo deve conter o parágrafo entre as tags <p> e </p> ou se quiser colocar um texto a bold pode usar <strong>Texto aqui…</stong>.

Referência*

Referencia única do produto. Este campo é obrigatório e não podem existir dois produtos com a mesma referencia, se não o site só importa um deles.

Preço*

Indicação do preço do produto. Pode ser já com iva ou sem iva. Mas deve indicar-nos por mail qual das duas opção usou.

Preço-promo

Se quiser pode indicar um preço de promoção para o produto.

Gerir-stock*

Indicar neste campo se vai fazer a gestão de stock no site. Se colocar “yes” o site irá deduzir à quantidade de produtos em stock em cada encomenda efectuada. Se colocar “yes” deve preencher obrigatoriamente o campo Qt-Stock, com a quantidade de stock do produto. Se optar por não fazer a gestão de stock no site, deve preencher este campo com “no”.

Qt-stock

Quantidade de produto em stock.

Imagem*

Neste campo deve indicar o nome do ficheiro de imagem. Por exemplo “luvas-de-la.jpg” (não devem ter espaços nem caracteres especiais e o servidor é sensível a maiúsculas e minúsculas). As imagens devem depois ser-nos fornecidas zipadas num ficheiro ZIP (é preferisse usar ZIP em vez de RAR). As imagens devem vir todas na mesma pasta todas juntas (pode enviar o zip através de um serviço gratuito como o www.wetransfer.com). Atenção que se o nome do ficheiro que está no ficheiro não coincidir com o nome do ficheiro que está no zip, o produto será importado mas ficará em estado rascunho e terá depois de adicionar a imagem directamente no backoffice se o quiser activar.

O tamanho das imagens aconselhado não deve ultrapassar os 200kb a 250kb e as imagens poderão ter um tamanho de cerca de 1000 a 1200px de largura. Esta é a imagem que será usada quando o cliente clica para aumentar a imagem (ou faz zoom)  na página de detalhe do produto. As outras imagens mais pequenas nas páginas de listagem de produtos são geradas automaticamente pelo site.

Se o seu site não irá ter muitos produtos, as dimensões e qualidade da imagem (tamanho em kb) podem ser um pouco maiores. Lembre-se que uma imagem de qualidade é fundamental para o cliente ter uma ideia melhor do produto.

Se quiser adicionar mais do que uma imagem por produto, deverá acrescentar mais colunas no ficheiro excel e colocar o nome da coluna como imagem1, imagem2,image3…

Alguns clientes optam por vezes por usar a referencia como nome da imagem. Nesse caso este campo pode não ser preenchido e usaremos a referencia como nome da imagem. No entanto as imagens tem de ser todas jpg ou todas png (usaremos “referencia”+ extensão).

Tipo-produto*

Indicar se é um com variações ou sem variaçõaes. Se o produto tiver variações como por exemplo tamanho ou cores deve colocar a designação “variable” se não tiver variações deve usar “simple”.

Tamanho

Nesta coluna deve preencher os tamanhos disponíveis. Por exemplo se o produto existe em S, M e L deve usar “S|M|L” usando sempre o “|” para separar os tamanhos. Se quiser usar outras variações, deve criar uma nova coluna no excel e preencher da mesma maneira que esta coluna.

Peso-gramas

Indicar o peso do produto em gramas. Se quiser também é possível usar kg, deve mudar a designação da coluna para “Peso-kg”. Este campo será obrigatório se optar por calcular os custos de portes com base no peso do cesto de compras. Mesmo que vá usar uma taxa fixa para os portes ou mesmo portes grátis aconselhamos na mesma o preenchimento deste campo, pois no futuro pode mudar de ideias e  necessitar do peso para calcular os portes. O peso do artigo não aparece visível ao público no site.

Palavra-chave

Deve escolher uma palavra chave principal para o produto. Ou seja a palavra ou expressão que será provavelmente mais usada nas pesquisas na net para encontrar esse produto. Este campo só será necessário preencher se tiver o módulo SEO activado no seu site.

Meta-titulo

Este será o título da página e o que vai ser apresentado nos motores de busca. Este título deve conter a palavra ou expressão qque preencheu no campo anterior. Este campo só será necessário preencher se tiver o módulo SEO activado no seu site.

Meta-descricao

Neste campo deve incluir um texto até 156 caracteres. Também aqui deve incluir a palavra-chave ou a expressão que usou anteriormente. Este campo só será necessário preencher se tiver o módulo SEO activado no seu site.

Outras opções avançadas

O módulo de importação que usamos permite muitas outras opções avançadas como por exemplo sincronização automática periódica com um ficheiro csv online. O ficheiro deverá ser colocado num endereço web ou pode também usar um serviço do tipo Dropbox para sincronizar com um ficheiro que esteja localmente guardado no seu computador.

Também é possível mais detalhe na importação das variações com controlo do stock e referencias por cada variação ou mesmo disponibilizar uma imagem diferente para cada variação. Consulte-nos para mais detalhes sobre este módulo.