Blog >

Organizar um site

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Neste breve artigo vamos apenas focar alguns pontos que o ajudarão a organizar o seu novo site e algumas dicas que podem ajudar no processo de pedir um orçamento a uma empresa de webdesign.

Prepare um documento de resumo

Antes de pedir um orçamento para a criação de um site a uma empresa de web design, deve antes de mais fazer uma breve síntese do que quer para esse novo site. Deve preparar um pequeno documento onde irá estruturar a informação a constar no site (mesmo que não seja a versão definitiva).

Pesquise na internet

Procure na internet alguns sites semelhantes ao que pretende criar para a sua empresa. Podem ser até sites de outras áreas de actividade.

Tome nota desses sites e pode até agrupar em dois tipos de sites:

  1. Sites com conteúdos semelhantes ao que pretendo
  2. Sites com layout (aspecto visual)dentro da linha de sites que quero para o meu.

Depois dessa pesquisa feita, ficará agora mais fácil organizar os conteúdos para o seu site. Recorde que a informação no site deve ser objectiva e sucinta, as pessoas que procuram os seus serviços ou produtos, não terão tempo e ou motivação para navegarem em muitas páginas do seu site.

Defina qual ou quais os públicos alvo

Depois de reunir os conteúdos principais e a estrutura da informação a publicar no novo site, deve tentar colocar-se no papel do seu potencial cliente e ver o que cada um deles irá procurar no seu site. Certamente que terá públicos com diferentes perfis. Defina esses mesmos perfis, pois podem ajudar a empresa de webdesign a organizar os conteúdos de forma diferente para cada um desse targets. Pode até chegar à conclusão que um desses grupos de clientes necessite de um site específico (por exemoplo um canal de vendas online) ou de um microsite.

Seja sucinto na informação a constar

Resuma os conteúdos a um mínimo de menus principais, o ideal é não ultrapassar os 5 a 6 menus principais. Sendo que alguns deles podem dividir-se em sub-menus. Mas atenção não exagere e evite uma estrutura onde a informação está dividida por muitas páginas.

A tendência actual é precisamente a oposta, concentrar os conteúdos num mínimo de páginas onde estas crescem facilmente na vertical. O uso do Facebook e dos tablets veio mudar um pouco a forma como navegamos agora deslizamos mais (scroll) e clicamos menos.

Em resumo

Se fizer algum “trabalho de casa” e apresentar à empresa de webdesign uma ideia mais concreta do que procura para o seu novo site, será certamente mais rápido todo o processo de orçamentação e certamente que só por isso os custos do site podem baixar. Pois trabalhar com um cliente que sabe o que quer é bem mais fácil do que com um que não faz ideia do que necessita 😉

Quer ajuda neste processo? Contacte-nos.

Partilhar na rede:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Outros Artigos:
web design, criação de sites
Quando pensar em remodelar o seu site, não pense só em dar-lhe uma nova cara. Aproveito para rever os conteúdos e siga bons exemplos.
Como comprimir PDF’s
Deixamos uma dica para poder comprimir os ficheiros PDF que irá disponibilizar no seu site.
Edite as suas fotos no tlm
Quando pensamos num programa de edição de imagem pensamos logo num software no nosso computador. Mas também é verdade que já existem algumas apps simples de usar nos nossos telemóveis.
Tecla Digital

Quer ser contactado?